quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Improviso no Blues parte II

*Oportunidade:
Quando um bluesman improvisa e domina essa técnica ele é procurado pelos donos de bares, artista em passagem pela cidade, é reconhecido pela sua musicalidade, tem maior exposição, ganha prestígio no meio musical, entre outras coisas. Isso retorna em forma de dinheiro, lugares para dormir sem ter que pagar, comida de graça e outros. Ou seja, um bom improvisador tem grandes oportunidades! Quer um exemplo? Quem nunca conheceu um camarada que canta e toca bem um violão, tem uma boa lábia, é chamado para todas as festas da cidade, está sempre sentado em um bar em mesas, pessoas e dias diferentes, e parece nunca trabalhar, mas, sempre está numa boa? Ta explicado?
*Masculinidade:
Vou comentar este item tendo base os violeiros brasileiros. Violeiros porque na minha visão (essa é uma opinião muito particular!) os violeiros têm histórias parecidas com as dos bluesman do início do século passado, eles tocam instrumentos acústicos, usam a mesma afinação, em suas músicas falam sobre seus problemas tanto amorosos quanto financeiros, desastres ambientais, maus tratos que sofreram etc. No meio da viola existem os famosos duelos de violeiros, onde um famoso instrumentista é desafiado por outro em modas de viola e repentes. Estes encontros eram muito apreciados pela população local, e o derrotado era “humilhado” perdendo o posto de “violeiro da cidade”, este perdia inclusive as oportunidades citadas acima. Tamanha eram essas disputas que até a religião entrava no assunto!  Reza a lenda que os violeiros faziam “trato com o tinhoso” usando uma cobra coral encontrada debaixo de uma pedra atrás da igreja... Historias muito parecidas com as famosas encruzilhadas do blues, onde o bluesman fazia um pacto com o diabo trocando a sua alma pela habilidade de tocar e improvisar... Isso é assunto para muitos posts... Enfim no blues era assim que funcionava, gerando inclusive os famosos duelos de guitarra, que eram realizados em prostíbulos e bares de classe duvidosa... como se fosse uma disputa de território! Não se esqueça... Somente os machos disputam territórios... Ou era assim antigamente!
*Domínio sobre o blues:
Um show de blues sem improviso não é blues! O blues é um estilo musical simples em sua parte técnica, mas, o que torna terrivelmente difícil de tocar é justamente a sua limitação técnica e a necessidade do musico improvisar sobre essa limitação. Aqui é onde entra a experiência, a criatividade, a “maldade” do blues, que o musico precisar ter e “saber” para driblar todas as dificuldades, e tocar improvisos lindos que nos fazem “chorar”. Isso é leigamente chamado de “sentimento”. Eu já vi muitos grandes músicos que “tiraram onda” dizendo que o blues é muito fácil de tocar, muito “limitado” e se enrolaram completamente em uma jam com os amigos ou em shows, eles não conseguiram tocar no “básico” de uma pentatônica com blue note em uma progressão de I, IV e V! É meu amigo, quem improvisa bem no blues domina o blues!
Diante do exposto, podemos perceber que tocar bem o blues, e isso inclui improvisar, para aqueles pobres negros sem oportunidades na vida, era uma forma de deixar o estado de extrema pobreza, e alcançar um patamar financeiro, social e até cultural mais alto, nem que isso ocorresse somente dentro do mundo da boêmia.
Quer tocar blues? Então improvise, tenha personalidade, aproveite as oportunidades, deixe a sua masculinidade aflorar e domine o blues!
Abraços e até a próxima!

5 comentários:

  1. Interessantíssima a comparação violeiros brasileiros e bluesman! Esse texto me fez lembrar de Johnny Favorite(Do Coração Satânico). As coisas sempre se interligam(risos).
    A cada postagem que leio me sinto menos noob no assunto. Obrigada pelo blog e se puder, visite o meu: www.opapelacobreado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e por estar sem presente Mari! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a comparação da Mari. Na realidade até mesmo as afinações mais utilizadas em slide blues guitar e moda de viola são as mesmas. a nossa "rio abaixo" corresponde a sol aberto(usada por Robert Johnson em Crossroads) e a nossa "Cebolão " corresponde a mi aberto(utilizada por Elmore James em quase tudo que fez)
    Parabéns pelo blog e espero em breve poder fazer algo bacana pra colaborar de novo.

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo eu... estou esperando sua colaboração ansiosamente!!!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso texto! Estou devorando o blog post a post. E interessantíssima essa colocação sobre o mundo "masculino" do blues! Se você permitir,vai virar inspiração de texto no meu blog!

    ResponderExcluir